quinta-feira, 9 de junho de 2011

Um monstro de 3 (ou mais ) cabeças....



Fazer mestrado é fazer malabarismos!! (multimalabarimos talvez!)


Se em um dia a gente se dedica a ler e fazer sínteses para uma posterior escrita...a casa, o marido, as amizades, família, trabalho, alunos, alimentação e atividade física e todo resto ficam de lado!

Se um dia me dou ao luxo de ver um filme, namorar, encontrar uma amiga ou apenas zapear na TV, a culpa me consome por dentro, porque eu deveria estar lendo...

Se eu resolvo me dedicar ao casamento, fazendo uma comidinha gostosa, lavar roupa ou cuidar da casa, todo o resto fica de fora...ou seja...NUNCA me sinto completa e eficiente o suficiente!

Sempre há algo ou alguém que fica de lado...até EU me deixo de lado muitas vezes!

Por isso, mestrado é fazer malabarismos físicos, mentais e sociais.
É ler livros complexos, checar e-mails, cuidar do bolo no forno, estender a roupa, conversar pelo telefone com uma amiga, fazer um cafune no marido, comer andando, postar alguma bobeira no blog, entre inúmeras multitarefas, TUDO ao mesmo tempo!

É não ter muito tempo de terminar uma leitura pra começar outra, já se começa a ler tudo junto!
E a leitura vicia...quando um livro acaba, devorado e rabiscado, outro já está na fila ansioso....
E é ainda ter que conciliar tudo isso com trabalho, compromissos profissionais, eventos extras e disciplinas obrigatórias...Lendo coisas com e sem relação com a própria pesquisa...

Paciência, tolerância, auto-controle são necessários! Extremamente!!

Fazer mestrado é desejar um dia com mais de 24 horas, semanas bem mais longas, meses mais largos e ao mesmo tempo, sentir tudo isso escorrendo pelas mãos...o tempo voa...e a vida vai junto!!!

É não ter nem espaço pra ficar doente, chateado ou triste...ou talvez nem pra fazer aniversário, casar e comemorar qualquer vitória....a alegria ou tristeza está sempre acompanhada da culpa de como se aproveita o tempo....tempo precioso....demais!!

Mas parece que estou reclamando?! Talvez....mas reclamo com prazer!
Prazer de quem escolheu essa vida turbulenta e atarefada....porque "mente vazia é oficina do diabo"! (ditado popular?!)

A sede do conhecimento é gigante e insaciável, mas nem por isso me faz desistir...e descobri que quanto mais eu sei, mais quero saber e tenho plena consciência que essa busca será eterna!

Mas o divertido não é a descoberta..é a busca! Não o resultado, mas o processo!
E o sucesso é consequência de uma busca apaixonada, determinada, desequilibrada também!

Há dias em que dá vontade de jogar tudo pro alto, mas há muitos dias de delicadeza....onde ao ouvir uma música gostosa ou o próprio silêncio, consigo pronunciar um sincero "Obrigada!"

Pra mim, pra Deus, pro cara lá de cima ou pra qualquer coisa que esteja ou não em algum lugar, apenas pela necessidade de agradecer para o "nada", o vazio que "não" sinto.

É bom demais estar apaixonada e se sentir tão produtiva!!
Apaixonada não só pelo marido, amizades e família,  mas principalmente pela vida, pela pesquisa, pela profissão, pelo conhecimento e pelas imprevisíveis e deliciosas descobertas! E também pelo simples prazer da experiência....

"Viver a vida por ela mesma!" diria Freinet!

Nenhum comentário:

Postar um comentário