terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Escola sem paredes!



Em tempos onde todos se perguntam 'qual a educação do futuro'?! Começar a refletir sobre a estrutura física das escolas, já seria um bom começo! 

Inspiradas numa educação rígida  e tradicional de décadas atrás, onde o objetivo era conquistar disciplina e obediência dos alunos, as salas de aulas contavam com janelas altas, sem visão para rua, para concentrar a atenção no professor, paredes brancas e limpas, carteiras enfileiradas e disposição dos móveis de forma padronizada e limitada entre 4 paredes. Mais opressor impossível!! Estes espaços, ainda tão presentes, poderiam estar (ou já estão) com os dias contados, não?!


Se vivemos numa Era tecnológica inédita, com desapego cada vez maior da relações físicas e presenciais, compartilhando conhecimento via rede e aprendizado precoce de crianças e adolescentes, por que as escolas continuam mantendo suas estruturas físicas entre 4 paredes, ao invés de superar limites e expandir fronteiras, começando pelo contato físico e presencial?!

Se alguém ainda duvida que isso não seja possível, confira essa matéria super bacana de uma escola sem paredes e sua proposta pedagógica inovadora!!


Matéria original aqui!

por Niege Borges



A Vittra Telefonplan, em Stockholm, é uma escola sem paredes. O seu design foi feito de acordo com os princípios da Swedish Free School Organization Vittra, que não acredita em salas de aula. Ao invés de fileiras de mesas, existem grandes sofás, mesas de picnic e outros espaços coletivos. 

O local não é totalmente sem paredes, existem algumas salas fechadas (as que precisam de isolamento de som, por exemplo) e alguns móveis que funcionam como um recanto de estudos e são altos o suficiente para funcionar como paredes. A designer responsável, Rosan Bosch, acredita que espaços diferenciados permitem que as crianças aprendam do jeito delas, pois diferentes cenários de aprendizagem são criados. (via Co.Design)


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário