Este pequeno livro é uma ótima fonte de conhecimento para entender a diferença entre Escola Tradicional e Escola Nova, com visão crítica do autor.
Para não comprometer a minha escrita da dissertação, coloquei só alguns trechos finais, que resumem a proposta de educação de Saviani.
Escola e Democracia
de Dermeval Saviani
Para o autor, alguns passos seriam necessários para uma escola ideal. Um dos primeiros seria a possibilidade da troca de saberes, de professores e alunos, em seus diferentes níveis de compreensão, tanto de experiência, como de conhecimento. E outra característica importante, seria a preocupação em atuar em questões no âmbito social, verificando conhecimentos que precisam ser alcançados, não apenas apresentando problemas, mas problematizando questões e atuando nas necessidades que elas geram. Outro fator importante seria o de articular o conhecimento apreendido ao cotidiano do aluno, permitindo a reflexão e consciência de si e do mundo, tornando-os ‘elementos ativos de transformação social’. E por fim, permitir aos alunos, a capacidade de ‘expressarem uma compreensão da prática em termos tão elaborados quanto era possível ao professor’.
“A educação, portanto, não transforma de modo direto e imediato, e sim de modo indireto e mediato, isto é, agindo sobre os sujeitos da prática.” (Sánchez Vazquez, 1968 apud Saviani).
Saviani propõe uma educação como mediadora, onde relaciona prática pedagógica com a prática social, no intuito de atingir a democratização do saber.
“Não se trata de optar entre relações autoritárias ou democráticas no interior da sala de aula, mas de articular o trabalho desenvolvido nas escolas com o processo de democratização da sociedade.”
“Numa sociedade dividida em classes, a classe dominante não tem interesse na manifestação da verdade, já que isso colocaria em evidência a dominação que exerce sobre as outras classes. Já a classe dominada tem todo o interesse em que a verdade se manifeste porque isso só viria a patentear a exploração a que é submetida, instando-a a engajar-se na luta de libertação.” “A importância política da educação reside na sua função de socialização do conhecimento. É realizando-se na especificidade de que lhe é própria que a educação cumpre sua função política.”
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